Gestão de Resíduos

A base dessa gestão combina:

  • Controles internos para evitar a geração de resíduos;
  • Ações para reduzir ao máximo a geração de resíduos;
  • Eficiência na segregação dos materiais internamente;
  • Investimentos no desenvolvimento de aplicações para a reutilização ou reciclagem dos resíduos gerados.

A ArcelorMittal Tubarão tem, inclusive, uma área comercial específica para a valorização dos materiais, transformados de resíduos em uma carteira de cerca de 30 coprodutos. Entre estes, cabe destacar a Acerita® e o Revsol®, que já se consolidaram no mercado com valor comercial e social.

A diretriz principal é manter o baixo índice de geração de resíduos por tonelada de aço produzida. O plano Diretor de Eficiência Energética contempla o desenvolvimento e monitormaneto de consumo e geração de energia sempre mantendo os indicadores chaves para manutenção do melhor ponto de eficiência operacional do sistema, colaborando para o desenvolvimento e manutenção da política de gestão energética da unidade.

Para manter o contínuo desenvolvimento de novas aplicações, valorização dos coprodutos, redução dos estoques internos e cumprimento dos requisitos legais, a ArcelorMittal Tubarão conta com grupos de trabalho multidisciplinares que atuam para pesquisar e contribuir na criação de novas tecnologias.

Reciclagem, Reutilização e Comercialização de Coprodutos (%)

Reciclagem, Reutilização e Comercialização de Coprodutos (%)

Balanço de Resíduos e Coprodutos – Acumulado até Novembro de 2016

Balanço de Resíduos e Coprodutos – Acumulado até Novembro de 2016