Inovação

A ArcelorMittal Brasil investe na busca de soluções inovadoras em aço e na melhor experiência para os nossos clientes.

Por meio de ambientes criativos, que se relacionam ao ecossistema, a ArcelorMittal estimula e apoia o desenvolvimento de ideias inovadoras voltadas para a melhoria dos processos internos de produtos e serviços, e também direcionadas a contribuir nos esforços mundiais de enfrentamento dos desafios globais da humanidade.

Conheça algumas iniciativas que reforçam essa forma de atuação.

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)

Inaugurado em 2015, com sede na unidade da ArcelorMittal Tubarão, em Vitória (ES), é o 12º centro de P&D do Grupo. Realiza investimentos da ordem de US$ 20 milhões, orçamento previsto para o período de 2015 a 2019, para atender às demandas de inovação em aços planos e longos da América do Sul em três temas:

  • Desenvolvimento de produtos;
  • Desenvolvimento de processos;
  • Atendimento a clientes.
Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)

A equipe de pesquisadores atua integrada aos demais centros de P&D do Grupo, assim como apoia, por meio de parcerias, trabalhos desenvolvidos por instituições acadêmicas locais. O foco é a busca por inovações que ampliem a competitividade e agreguem valor ainda maior aos produtos da Empresa, agilizando a implantação no Brasil das inovações e soluções do Grupo.

As linhas de pesquisa são direcionadas ao desenvolvimento de processos mais limpos, ampliação do atendimento e da assistência técnica aos clientes e desenvolvimento de novas aplicações para diversos setores, com destaque para: automotivo, máquinas e equipamentos, energia (oleodutos e gasodutos, estruturas off-shore, torres eólicas), construção civil e eletrodomésticos.

Açolab

Iniciativa pioneira na indústria do aço nacional e dentro do Grupo ArcelorMittal, o Açolab foi inaugurado em julho de 2018, em Nova Lima (MG). Seu propósito é acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras e impulsionar a modelagem cultural, por meio de uma abordagem de cocriação, da utilização de metodologias ágeis e do estímulo ao DNA inovador das pessoas.

Local de referência do ecossistema de inovação, reúne empregados, clientes, startups, pesquisadores e estudantes, em uma estratégia composta por quatro pilares: fortalecimento da cultura de inovação, desenvolvimento de projetos de alto valor agregado, captação de linhas de fomento e relacionamento estratégico.


Os projetos acelerados com o apoio do Açolab abrangem toda a cadeia do negócio, desde a produção até a venda do aço, passando também pelos processos de suporte. A metodologia ágil aplicada coloca o cliente ao centro, valorizando as pessoas, o ecossistema de inovação e buscando soluções que agreguem valor para todos os envolvidos.

Engenharia Inovação

Startup criada em parceria com a Impacto que visa desenvolver soluções construtivas inovadoras garantindo maior produtividade e eficiência no canteiro de obras. A iniciativa conta com uma equipe de engenheiros projetistas, dedicados e capacitados para aplicar as melhores soluções estruturais da ArcelorMittal alinhado aos desafios e necessidades dos nossos clientes. Focando principalmente na industrialização do canteiro, através de soluções de armaduras pré-montadas, com ferramentas em BIM e visualização 3D será possível aumentar a integração entre a siderurgia, projetista, obra e centrais de serviço.


Cátedra "Construindo o Amanhã"

Em 2019, foi firmado convênio com a Universidade de São Paulo (USP) para lançar a Cátedra Construindo o Amanhã, iniciativa que visa aumentar a industrialização e produtividade da Construção Civil, através da inovação e sustentabilidade em toda a cadeia do segmento. A parceria promove reflexões, pesquisas, atividades, formação de profissionais e a atração de novos talentos para o mercado da construção civil.

Uma das primeiras iniciativas do convênio é a construção do novo prédio do Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS), um "living lab" que irá aplicar as melhores soluções construtivas do mercado. O CICS será um espaço para demonstrar, testar e otimizar, em condições reais de uso, a eficácia de diferentes soluções construtivas antes que sejam introduzidas ao mercado.

Cátedra Construindo o Amanhã

CIAMI

Em outro convênio, com a Federação das Indústrias do Estado de Minas (FIEMG) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Minas), foi criado o Centro de Inovação da ArcelorMittal para a Indústria (CIAMI), em Belo Horizonte, que permite uma interface direta com a ArcelorMittal e os diversos agentes do ecossistema, por meio da coordenação do Açolab, para agilizar o desenvolvimento de pesquisas e de produtos da indústria.