Recursos Humanos

Trabalho em Equipe

Leonardo Gloor
Diretor Superintendente da Fundação ArcelorMittal

Leonardo Gloor - Trabalho em Equipe

O profissional isolado, restrito à execução das suas atividades e sem visão estratégica sobre a sua contribuição para o resultado final, ficou no passado. Entre as oito competências da ArcelorMittal, Trabalho em Equipe é condição primordial, inclusive, para o desenvolvimento das outras sete competências. Abaixo, o Diretor Superintendente da Fundação ArcelorMittal, Leonardo Gloor, enfatiza a importância da liderança para formação de um time coeso e alinhado e como essa equipe pode fazer a diferença no alcance dos resultados.

É lugar comum, mas a verdade é que ninguém faz nada sozinho. Todos os resultados que um gestor apresenta dentro da empresa dependem diretamente do trabalho desenvolvido por sua equipe. Apesar de acreditar que o Trabalho em Equipe deve ser desenvolvido por todos, inicio esse artigo com enfoque voltado para a liderança que, a meu ver, é o principal catalisador e promotor dessa competência dentro da organização.

O gestor precisa ter a noção do todo e de cada um. A chave está justamente em conhecer a sua equipe, tanto indivíduo a indivíduo, quanto as potencialidades e capacidades do coletivo. Saber as fraquezas e forças dos profissionais é condição inicial para explorar os pontos fortes e desenvolver os fracos. Também ajuda a direcionar os integrantes do grupo de forma que um complemente os gaps do outro e, desta forma, a diversidade e as virtudes sejam exploradas para fortalecer o time e criar um ambiente de trabalho harmônico.

A abertura para exposição de pontos de vista distintos e compartilhamento de experiências é outro passo importante para estruturação de um time colaborativo. Manter um diálogo constante, honesto e transparente que garanta o envolvimento de todos é uma das premissas desta competência.

Saindo um pouco do papel do líder, é importante destacar que a formação de uma equipe passa, necessariamente, pela construção de uma relação de confiança e lealdade e isso depende de todos. As pessoas que estão ali devem ter os mesmos objetivos, focarem nos resultados e reconhecerem no coletivo o meio para buscá-los. Esse sentimento gera um esforço extra, baseado na cooperação e respeito.

Essa confiança evolui para outro estágio do trabalho em equipe que é o feedback horizontal, quando não há relação de hierarquia entre as partes envolvidas. Pode parecer mais difícil e complexo atingir esse nível de maturidade, mas além das considerações do líder, é importante se abrir para as avaliações apresentadas pelos colegas com os quais se lida diretamente. Essa dinâmica enriquece as relações e quebra barreiras.

Para ampliar os conhecimentos nessa competência, Leonardo sugere o livro O monge e o executivo, de James C. Hunter. Também indica o filme Ao mestre com carinho.

Voltar

Oferecer as melhores soluções em aço é algo que levamos a sério

  • Oferecer as melhores soluções em aço é algo que levamos a sério

    A imagem do aço quanto à sua resistência e durabilidade já é conhecida, mas isso não é tudo. A ArcelorMittal oferece soluções modernas em aços planos e longos de alta resistência que possibilitam a redução de peso dos veículos, melhor desempenho na aplicação e menor custo total, melhorando a eficiência energética e diminuindo as emissões de gases poluentes, além de proporcionarem maior resistência contra impactos.

    Isso é ArcelorMittal