Recursos Humanos

Tomada de Decisão

Giane Araújo
Gerente de Recursos Humanos e Comunicação da ArcelorMittal Mineração

Giane Araújo - Tomada de Decisão

Desde pequenas escolhas, como priorização de tarefas, até grandes definições com influência direta nos resultados da empresa, tomar decisões faz parte da rotina de trabalho de todos os empregados, independentemente do cargo.

Aprimorar continuamente habilidades que permitam buscar sempre o melhor caminho a seguir é uma das premissas da competência Tomada de decisão, detalhada a seguir pela Gerente de Recursos Humanos e Comunicação da ArcelorMittal Mineração, Giane Araújo.

Há decisões e decisões a serem tomadas. O primeiro passo para conduzir a escolha é saber diferenciar quais delas são urgentes e quais são importantes. Esse discernimento é fundamental, pois é a partir dele que vários outros fatores serão considerados. Entre eles o tempo, as ferramentas que serão utilizadas para amparar a decisão, as pessoas que serão envolvidas no processo, as análises de cenário que serão realizadas. Toda essa dinâmica depende de uma avaliação prévia, já que nem sempre dispomos do prazo necessário para estudos aprofundados. Quando a complexidade da situação exige e o deadline permite, é possível considerar impactos a partir de ferramentas de apoio como a análise SWOT (definição das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), diagrama de causa e efeito, mapas de risco e até benchmarking.

Aliás, é sempre importante buscar argumentos e dados que embasem a escolha. Isso exige outra habilidade que acredito ser básica para esta competência: a visão ampliada, considerando diversos ângulos. Não olhar apenas para dentro, mas ter essa percepção de fora. Levantar dados, considerar as condições de mercado, assegurar que as expectativas dos stakeholders sejam observadas, interpretar tendências, mensurar os impactos, enfim, levantar os fatores que tenham relação com o cenário avaliado. Claro que, tudo isso, sem deixar de lado a experiência e vivência pessoais, a bagagem profissional e até mesmo o feeling em relação à situação apresentada.

Ao contrário do que muitos podem pensar, essa não é uma competência que cabe apenas aos líderes, já que, a todo momento, somos desafiados a tomar decisões. Para que todos assumam uma postura pró-ativa e participativa, no entanto, é preciso que as lideranças criem um ambiente de estímulo à tomada de decisão por parte dos membros de sua equipe. Delegar e descentralizar são atitudes importantes que ajudam a criar esse ambiente colaborativo. Mesmo que não detenham a palavra final, os profissionais podem ser envolvidos na definição das escolhas.

Para ampliar os conhecimentos nessa competência, Giane sugere o livro Rápido e devagar – Duas formas de pensar, do autor Daniel Kahneman. Também indica o filme 12 homens e uma sentença.

Voltar

Oferecer as melhores soluções em aço é algo que levamos a sério

  • Oferecer as melhores soluções em aço é algo que levamos a sério

    A imagem do aço quanto à sua resistência e durabilidade já é conhecida, mas isso não é tudo. A ArcelorMittal oferece soluções modernas em aços planos e longos de alta resistência que possibilitam a redução de peso dos veículos, melhor desempenho na aplicação e menor custo total, melhorando a eficiência energética e diminuindo as emissões de gases poluentes, além de proporcionarem maior resistência contra impactos.

    Isso é ArcelorMittal