Recursos Humanos

Orientação para Stakeholder

Luciana Ohara
Gerente de Recursos Humanos Comercial Longos

Luciana Ohara - Orientação para Stakeholder

Você sabe quem pode ser afetado pelas ações da ArcelorMittal ou quais agentes externos podem exercer influência sobre a empresa? Conhecer e manter um relacionamento ético com os stakeholders da organização é fundamental para o bom desempenho do negócio. Por isso, Orientação para Stakeholder figura como uma das oito competências da ArcelorMittal, detalhada a seguir pela Gerente de Recursos Humanos Comercial Longos, Luciana Ohara.

Clientes, fornecedores, concorrentes, sindicatos, comunidade, governo, ONGs, acionistas e até os próprios empregados. A lista de públicos que afetam a ArcelorMittal ou que por ela podem ser afetados, os chamados stakeholders, é longa e eu poderia seguir pontuando um a um sem conseguir esgotar as possibilidades. É justamente por isso que um dos aspectos básicos dessa competência é saber identificar os públicos que estão ligados direta ou indiretamente à sua área de atuação e buscar estabelecer o relacionamento mais ético possível com eles.

Precisamos entender o que esses stakeholders esperam do nosso Grupo e o que precisamos fazer para, juntos, alcançarmos o desenvolvimento sustentável do negócio. Para isso, acredito que, independentemente do nível hierárquico ocupado, seja ele operacional ou de liderança, precisamos pensar como donos do negócio. Essa, para mim, é a chave dessa competência. Para desenvolvê-la, é preciso que façamos um trabalho diário de avaliação dos impactos das nossas atividades.

Vale lembrar, ainda, que cada stakeholder estabelece uma relação distinta com a ArcelorMittal. É preciso, portanto, reconhecer e avaliar as necessidades e expectativas de cada um perante o negócio e considerá-las ao determinar as estratégias e objetivos da empresa. Neste ponto, o papel das lideranças é decisivo, já que são os principais responsáveis por fomentar o diálogo contínuo entre suas equipes e os respectivos públicos e estimular relacionamentos estratégicos que possibilitem o desenvolvimento de soluções benéficas para as partes envolvidas.

É exatamente isso que considero Orientação para Stakeholder: avaliar cenários que assegurem não apenas resultados positivos para a ArcelorMittal, como também para os demais envolvidos no processo. Para alcançar esse resultado, as estratégias devem ser alinhadas de maneira transparente e eficaz de forma que todos compartilhem objetivos comuns. Somente por meio dessa interação próxima, com diálogo contínuo e suportada pela reciprocidade é que se criam soluções ganha-ganha.

Para ampliar os conhecimentos nessa competência, Luciana sugere o livro Esse barco também é seu, do autor Michael Abrashoff..

Voltar

Oferecer as melhores soluções em aço é algo que levamos a sério

  • Oferecer as melhores soluções em aço é algo que levamos a sério

    A imagem do aço quanto à sua resistência e durabilidade já é conhecida, mas isso não é tudo. A ArcelorMittal oferece soluções modernas em aços planos e longos de alta resistência que possibilitam a redução de peso dos veículos, melhor desempenho na aplicação e menor custo total, melhorando a eficiência energética e diminuindo as emissões de gases poluentes, além de proporcionarem maior resistência contra impactos.

    Isso é ArcelorMittal