Recursos Humanos

Orientação para Resultados

Carlos Renato Penha
Gerente Geral de Recursos Humanos Planos América do Sul

Carlos Renato Penha - Orientação para Resultados

Agregar valor para o negócio de forma contínua. Essa é uma das principais premissas da competência Orientação para Resultados. O Gerente Geral de Recursos Humanos Planos América do Sul, Carlos Renato Penha, detalha as habilidades esperadas dos empregados nesta competência e como desenvolvê-las. Aptidão para traçar objetivos alinhados à estratégia da empresa e capacidade de antecipação aos acontecimentos são algumas delas.

Não é novidade que o cenário atual exige de todos nós esforços e habilidades ainda maiores para garantir a continuidade dos negócios. Num momento em que cortar custos e aumentar a produtividade são mandatórios para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, a competência Orientação para Resultados ganha ainda mais relevância e requer dose extra de comprometimento

Traçar metas alinhadas com os valores e desafios do negócio é o primeiro passo na busca por resultados sustentáveis. Lembrando que as metas devem ser contratadas a partir do desdobramento do planejamento estratégico da empresa. Feito isso, é hora de agir de forma pró-ativa, sempre buscando antecipar-se aos acontecimentos. Quem busca orientação para os resultados, realiza os esforços que forem necessários para superar as expectativas. Tudo isso sem perder o foco nos prazos, na alocação adequada de recursos e também nas normas de Saúde e Segurança, prioridades da ArcelorMittal.

Além de um portfólio extenso de treinamentos para auxiliar os empregados no desenvolvimento profissional, a empresa promove a cultura do desempenho e fornece o suporte necessário para que os resultados sejam alcançados. As lideranças têm um papel fundamental na motivação e engajamento de suas equipes ao estabelecer metas e Indicadores Chave de Desempenho (KPIs) desafiadores e despertar um espírito empreendedor e dinâmico. Mas essa deve ser uma via de mão dupla, o que significa que a empresa também espera que os empregados estejam conectados a este ambiente estimulante e de incentivo às iniciativas empreendedoras. Seja por meio do estabelecimento de planos de desenvolvimento e carreira em conjunto com os gestores ou mesmo cobrando feedback contínuo, cada um de nós deve assumir para si a responsabilidade por alcançar resultados diferenciados.

Por mais que pareça lugar comum, a frase “Não espere resultados diferentes se você continua fazendo da mesma forma” não poderia ser mais apropriada para essa competência. Mais do que nunca, é hora de pensar fora da caixa, inovar, repensar continuamente a forma de atuação em busca das melhores práticas. A hora é de mudança do modelo mental.

Para ampliar os conhecimentos nessa competência, Renato sugere o livro Foco – A Atenção e seu papel fundamental para o sucesso, do autor Daniel Goleman.

Voltar

Oferecer as melhores soluções em aço é algo que levamos a sério

  • Oferecer as melhores soluções em aço é algo que levamos a sério

    A imagem do aço quanto à sua resistência e durabilidade já é conhecida, mas isso não é tudo. A ArcelorMittal oferece soluções modernas em aços planos e longos de alta resistência que possibilitam a redução de peso dos veículos, melhor desempenho na aplicação e menor custo total, melhorando a eficiência energética e diminuindo as emissões de gases poluentes, além de proporcionarem maior resistência contra impactos.

    Isso é ArcelorMittal