Recursos Humanos

Comunicação Eficaz

Patrícia Vinte
Gerente Geral de Relações com o Empregado e Comunicação Interna

Patrícia Vinte - Comunicação Eficaz

Um gesto, um olhar, uma postura corporal. Muito além das palavras, as informações têm diversas maneiras de serem transmitidas e interpretadas. A comunicação permeia todas as relações que estabelecemos com o próximo e saber utilizá-la de forma assertiva é uma das expectativas da ArcelorMittal em relação aos seus empregados. A Gerente Geral de Relações com o Empregado e Comunicação Interna, Patrícia Vinte, detalha a importância da Comunicação Eficaz, terceira das oito competências da série.

Se em momentos de pujança a comunicação tem um papel crucial, em situações como a que vivemos hoje, sua importância é ainda maior. Em um cenário econômico delicado e repleto de dúvidas, é por meio de uma fala clara, transparente e aberta, que fortalecemos conceitos e apontamos caminhos. Mas engana-se quem pensa que esta é uma habilidade exigida apenas das lideranças. Não importa o cargo ou a função: todos nós estabelecemos relações diárias que dependem de uma comunicação precisa, adequada e coerente. Não é por acaso que a Comunicação Eficaz integra o grupo de competências desejadas pela ArcelorMittal para todos os seus empregados.

Por isso, é preciso buscar o desenvolvimento contínuo já que, comunicar, vai muito além de apenas transmitir e receber informações. Também envolve o entendimento das características do público envolvido – o que pode exigir, inclusive, adaptação da mensagem para garantir sua eficácia –, habilidade para lidar com temas difíceis e polêmicos e até o momento e lugar adequados para abordá-los.

Diante de tudo que foi dito, acredito que essa ferramenta tão poderosa vai muito além de simplesmente falar. Ela cria vínculos, gera entendimento e atribui significado às coisas. Exige, acima de tudo, saber ouvir. Considero que o bom comunicador é aquele que se dedica a ouvir e a prestar atenção ao outro, e não quem mais fala ou tenta impor seu posto de vista, como apontaria o senso comum. Ouvir democratiza a conversa, demonstra respeito e permite que um se coloque no lugar do outro. Quem só fala, não percebe sinais importantes do ambiente, como uma música, um gesto ou um olhar, capazes de quebrar barreiras e ajudar a superar diferenças.

A própria ArcelorMittal vem utilizando, de forma constante, ferramentas modernas para fomentar um ambiente propício à comunicação de duas vias e a pontos de vista diversos. Seja por meio de treinamentos, pesquisas de clima organizacional e reuniões face a face com lideranças mais preparadas e abertas às considerações e posicionamento dos empregados, seja por meio de encontros como o Canal Direto, criado no último ano, a empresa está aberta a ouvir. E, claro, se empenha em fortalecer seus canais formais de divulgação, como boletins, TVs, intranet e comunicados, para uma comunicação ágil e precisa de assuntos de interesse dos empregados.

Para ampliar os conhecimentos nessa competência, Patrícia sugere a visualização do vídeo em que a psicóloga social americana, Amy Cuddy, fala sobre linguagem corporal.

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