Recursos Humanos

Aprendizagem e Desenvolvimento

Clarisse Drummond
Gerente Geral de Desenvolvimento e Remuneração

Clarisse Drummond - Aprendizagem e Desenvolvimento

São oito as competências que a ArcelorMittal espera que seus empregados desenvolvam ao longo da trajetória na empresa. Mas você sabe quais são elas? Nesta entrevista, a Gerente Geral de Desenvolvimento e Remuneração, Clarisse Drummond, fala sobre a competência Aprendizado e Desenvolvimento.

Manter uma postura de eterno aprendiz, com gana por novos conhecimentos e abertura para o desenvolvimento contínuo. Assim eu resumiria a competência Aprendizado e Desenvolvimento. E quando a gente fala neste tema, não nos referimos apenas ao aprendizado e conhecimento tradicionais, adquiridos dentro da sala de aula. Pelo contrário! As mais diversas situações do dia a dia podem fomentar essa competência, mas, para identificá-las, é preciso ter humildade para reconhecer que sempre é possível aprender mais. Aprendemos muito ao ministrar ou assistir a uma palestra, ao assumir um novo projeto ou cargo, ao interagir com um novo empregado e até em reuniões consideradas difíceis. São várias as oportunidades de expandir a bagagem de conhecimento – depende muito de como cada um se percebe na empresa e encara as oportunidades que o dia a dia lhe traz.

A ArcelorMittal busca oferecer continuamente ferramentas capazes de estimular os empregados nesta busca pelo conhecimento e aprendizado. Mas a responsabilidade é mútua. Entre as ações de desenvolvimento institucionais estão mobilidade, projetos especiais, job rotation, visita técnica, substituição de chefia, networking... Se formos listar todas as possibilidades de aprendizado que estão ao nosso dispor, conversaríamos por horas: projetos transversais, dar e receber feedback, aplicar novas ideias no trabalho, promover o compartilhamento de expertise e conhecimento dentro das equipes... basta estar com o espírito aberto ao novo, com sede de conhecimento.

Para proporcionar que isso tudo aconteça de forma natural, a empresa está sempre em busca de um ambiente de trabalho que facilite o processo de aprendizado e que estimule a inovação. Acreditamos que o crescimento não apenas profissional, mas também o nosso crescimento pessoal, está baseado no desenvolvimento contínuo dessa competência. Para aproveitar cada uma delas, é preciso que todos se coloquem em uma posição ativa, como agente do seu autodesenvolvimento.

Para ampliar os conhecimentos nessa competência, Clarisse sugere a leitura do livro A Quinta Disciplina, de Peter Senge.

Voltar

Oferecer as melhores soluções em aço é algo que levamos a sério

  • Oferecer as melhores soluções em aço é algo que levamos a sério

    A imagem do aço quanto à sua resistência e durabilidade já é conhecida, mas isso não é tudo. A ArcelorMittal oferece soluções modernas em aços planos e longos de alta resistência que possibilitam a redução de peso dos veículos, melhor desempenho na aplicação e menor custo total, melhorando a eficiência energética e diminuindo as emissões de gases poluentes, além de proporcionarem maior resistência contra impactos.

    Isso é ArcelorMittal