Opções
  • Imprimir

    Imprimir
  • Favoritar

    Favoritar
  • Compartilhar

    Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

ArcelorMittal Brasil lança Programa de Diversidade & Inclusão

Publicado em 6/27/2019

Iniciativa está alinhada às boas práticas do Grupo ArcelorMittal e definirá estratégias para quatro grupos de afinidade: equidade de gênero, diversidade racial, pessoas com deficiência (PCDs) e LGBTI+.




A ArcelorMittal Brasil lança seu Programa de Diversidade e Inclusão no próximo dia 27 de junho (quinta-feira), na sede da empresa, em Belo Horizonte. A proposta do programa é definir pilares de atuação estratégica para quatro dimensões da diversidade – equidade de gênero, diversidade racial, pessoas com deficiência (PCDs) e LGBTI+ –e está atrelada às boas práticas do Grupo ArcelorMittal ao redor do mundo.

A iniciativa é um desdobramento de uma das diretrizes do desenvolvimento sustentável da ArcelorMittal e integra um dos pilares da cultura de integridade da empresa: respeito e dignidade. “Com o lançamento do programa, assumiremos publicamente nosso compromisso de garantir que todos, mais do que aceitos em sua individualidade, sejam respeitados e valorizados. O Programa apontará para esse caminho”, afirma Benjamin Baptista Filho, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO Aços Planos América do Sul. 

Para responder a esse desafio, a empresa criou um Comitê de Diversidade & Inclusão, responsável pela definição das estratégias e metas do programa. Os empregados poderão se inscrever em grupos de afinidade, que trabalharão ações voltadas para equidade de gênero, diversidade racial, pessoas com deficiência (PCDs) e LGBTI+. Os grupos participarão do levantamento de ideias, proposição de melhorias e execução de projetos que visam à construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso. 

O Comitê fará, ainda, um trabalho de conscientização e mobilização dos empregados. “Isto porque pessoas que pensam de forma diferente geram soluções inovadoras e respostas mais criativas, contribuindo para assegurar nossa competitividade em um cenário desafiador”, aponta Jefferson De Paula, CEO ArcelorMittal Aços Longos LATAM.

Etapas - A empresa contou com a consultoria da empresa Mais Diversidade. Foram traçadas estratégias e oferecidos treinamentos sobre viés inconsciente para as lideranças e equipes de Recursos Humanos e Comunicação no Brasil. 

Próximos passos - A empresa dará início às reuniões dos grupos de afinidade com envolvimento dos empregados de todas das unidades de negócios do Brasil. Os grupos vão se reunir periodicamente para discutir e propor melhorias que serão apresentadas ao Comitê de Diversidade & Inclusão.

Lançamento - Além da apresentação de Adriani Damazio (RH Corporativo LATAM e Sponsor Global da Diversidade & Inclusão da ArcelorMittal) sobre a estratégia e próximos passos do programa, o evento  terá um painel com a participação de executivos que representam quatro dimensões da diversidade: Carlos Alberto Guedes (Head Qualidade da Ocyan), Luiza Ribeiro (Superintendente de Diversidade do Itaú), Ramon Jubels (sócio da KPMG) e Renata Lima (CFO Siemens) serão os debatedores. 

O evento contará ainda com as participações de Benjamin Baptista Filho (presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO Aços Planos América do Sul) e Jefferson De Paula (CEO ArcelorMittal Aços Longos LATAM). João Torres, que é sócio da Mais Diversidade, falará também sobre o viés inconsciente.